Quest For Celestia foi acima de tudo uma surpresa para mim, tanto por sua história como pela sua referência original, que é o famoso conto Pilgrim’s Progress de John Bunyan. Não é uma história original, é uma releitura, no entanto, sua dose de fantasia épica consegue torná-la uma obra diferente. Na verdade, talvez esse seja o verdadeiro significado de releitura.
A história começa quando Kadim, em seu aniversário de 19 anos, ganha de um mago um estranho livro, conhecido asscomo O Livro de Sangue. Movido pela curiosidade, ele o abre pela primeira vez, sendo marcado com uma tatuagem que começa a crescer em se pescoço, dando-lhe um dor insuportável. A única maneira de parar a dor é continuar a ler o livro e …im, ele vai conhecendo as histórias sobre Celestia e seu benevolente rei, que pode livra-lo para sempre da dor.
Ele parte em sua busca por Celestia, sendo por isso excluído de sua família e cidade, e sendo abandonado por seus melas amigos. O caminho a ser percorrido é longo, repleto de pessoas que podem ajudá-lo e de pessoas que aassquerem ver seu sofrimento, com dragões, montanhas, cavernas, pistoleiros e todo tipo de perigo, onde o seu maior desafio é continuar a ter fé em Celestia e em si mesmo.
Classificado como uma ficção cristã, devido principalmente a sua referência principal, Pilgrim’s Progress, Quest for Celestia vai além, chegando mais perto das obras de C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien, por exemplo. O que mais gostei no livro foi justamente isso, ele não é uma cópia, mas uma ideia nova, que com toques fantásticos tenta montar uma metáfora da vida para os jovens, contendo os prin…is desafios que se pode encontrar no inicio da vida adulta, quando abandonamos os cuidados dos pais e nos aventuramos em nossa busca pessoal a fim de encontrar a nossa Celestia.
Porém, por mais que eu tenha gostado do livro, o achei muito cansativo devido a sua linguagem, que vem em um inglês mais formal, tornando a leitura lenta. Talvez meu nível de conhecimento da língua inglesa não fosse suficiente para o livro, o que dificultou, mas nem por isso deixei de apreciar as horas de leitura.
Se você gosta de aventuras fantásticas, do tipo que se encontra nos clássicos do gênero e possui um bom nível da língua inglesa, Quest for Celestia é altamente recomendado. Difícil não apreciar o dom de contador de história de Steven James e desejo ardentemente que este livro um dia chegue ao Brasil, sem dúvidas iria para a minha estante.